Como podemos contribuir através da leitura, da escrita e da prática pedagógica para ampliar a consciência sobre o ensino em História nos discentes?




A leitura e a escrita são elementos essenciais para a compreensão da História, sendo que, não conseguimos imaginar a área de História sem atividades específicas de leitura e escrita

O compromisso do professor comprometido com a desmistificação das relações sociais torna-se premente a partir do momento em que o professor deve não só ter clareza teórica, mas entender a sala de aula como espaço que permite, favorece e estimula à presença da discussão, da pesquisa, do debate, de oficinas, de palestras, de atividades práticas, avaliação e enfim o enfrentamento de tudo que se constitui o ser, a existência, as evoluções, o dinamismo e a força da sociedade humana.



Portanto, as atividades de leitura e escrita associadas ao ensino de História devem possibilitar que o aluno elabore seu projeto social (escrever) a partir da análise de outros projetos (leitura do social). Fazer do aluno um agente histórico é ensiná-lo a reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais, e ajudá-lo a construir a sua trajetória a partir desses referenciais.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © Diplomacia da História . Template created by Volverene from Templates Block
WP by Simply WP | Solitaire Online