A leitura e a escrita são
elementos essenciais para a compreensão da História, sendo que, não conseguimos
imaginar a área de História sem atividades específicas de leitura e escrita
O compromisso do
professor comprometido com a desmistificação das relações sociais torna-se
premente a partir do momento em que o professor deve não só ter clareza
teórica, mas entender a sala de aula como espaço que permite, favorece e
estimula à presença da discussão, da pesquisa, do debate, de oficinas, de
palestras, de atividades práticas, avaliação e enfim o enfrentamento de tudo
que se constitui o ser, a existência, as evoluções, o dinamismo e a força da
sociedade humana.
Portanto, as atividades
de leitura e escrita associadas ao ensino de História devem possibilitar que o
aluno elabore seu projeto social (escrever) a partir da análise de outros
projetos (leitura do social). Fazer do aluno um agente histórico é ensiná-lo a
reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais,
e ajudá-lo a construir a sua trajetória a partir desses referenciais.
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