Por : Cristiano de Farias Gomes
Os recursos de ensino são
recursos humanos e materiais que o professor utiliza para auxiliar e facilitar
a aprendizagem.
A sala de aula é um
espaço concreto de “luta” extremamente importante, desde que se compreenda e
acolha o educando, independentemente do quão diferente ele seja. A educação
situa-se como possibilidade de ser um instrumento de mudança social e de
transformação da realidade.
O professor necessita diversificar as estratégias, propor desafios, comparar, dirigir e estar atento à diversidade dos alunos, o que significa estabelecer uma interação direta com eles.
Há um conjunto de relações interativas necessárias para o bom
desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem , que deduz uma série de
funções dos professores.São algumas delas: Promover atividade mental auto-estruturante que permita
estabelecer o máximo de relações como o novo conteúdo, atribuindo-lhe
significado no maior grau possível e fomentando os processos de metacognição
que lhe permitam assegurar o controle pessoal sobre os próprios conhecimentos e
processos durante a aprendizagem; Estabelecer um ambiente e determinadas
relações presididos pelo respeito mútuo e pelo sentimento de confiança, que
promovam a auto-estima e o
autoconceito; Promover canais
de comunicação que regulem os processos de negociação, participação
e construção;
Educar é possibilitar a
conscientização e humanização, mediatizando aos alunos as condições para que se
desenvolvam em todas as suas potencialidades. Assim o educando aparece como
primeiro agente do processo educativo, em cooperação com os demais, sendo
ativo, participante, reflexivo e crítico.
Dessa forma, é papel da
escola, dos professores e alunos, então, discutir, analisar e refletir sobre as
práticas atuais de ensino, para que se perceba, afinal, que o conhecimento é
algo construído por meio de trocas sociais .
0 comentários:
Postar um comentário